Thursday, December 28, 2006

A Long Way Down (Livro)

A Long Way Down (Uma Long Queda), Nick Hornby (7/10)

Vou fazer um hiato da viagem para falar um pouco do livro que eu acabei de ler, A Long Way Down, do Nick Hornby. Ele é o autor de Alta Fidelidade, entre outros livros muito bons, e é um dos meu escritores preferidos da atualidade. Ele ja havia escrito quatro livros antes, todos muito interessantes, dos quais o meu preferido eu ja citei. Todos tinham uma coisa muito forte em comum: eles tinham uma caracteristica auto-biografica muito forte. Ele escreveu este livro como resposta ao desafio de que talvez ele soh conseguisse escrever livros assim. E se saiu muito bem, na linha opinião.

O livro conta a historia de quatro pessoas muito diferentes que decidem, cada um por um motivo, se suicidar. Além disso, resolvem pular do topo do mesmo edificio, na mesma noite. Eles se encontram momentos antes de arem o ultimo passo e isso, logicamente, os impede. O livro conta então o caminho percorrido por esse grupo estranho depois desse encontro peculiar. Desde seus outros livros, o Nick Hornby jah havia demonstrado uma habilidade incrivel para lidar com temas dos mais variados com um toque de humor e leveza, sem no entanto subestimar a importancia da situação. Eu acho que esse equilibrio é o grande trunfo do livro, transformando um assunto pesado numa leitura incrivelmente agradavel, sem perder em qualquer momento a profundidade da discussão.

1 comment:

Anonymous said...

bom comeco