Thursday, December 21, 2006

O Quarto Dia (como lembrado no sexto...)

É... pelo título já dá pra perceber que tá ficando complicado manter a freqüência que eu pretendia... então eu vou tentar ser mais sucinto! Até porque não vou poder postar as fotos desse dia. Vou aproveitar e desviar um pouco do assunto e puxar uma discussão mais filosófica.
O que acontece é o seguinte: durante minha vida toda eu aprendi a pensar na Inglaterra como uma colônia dos EUA. Lógico, sei que a história conta o contrário, mas no período em que eu vivi, na verdade da segunda guerra pra cá, a metrópole está, de fato, na América. Acho que, intimamente, viajei pra cá com essa idéia razoavelmente (e inconscientemente) entranhada em minha cabeça. E foi nesse dia que eu tive que abandoná-la. Pela manhã eu acordei razoavelmente cedo pra ir visitar a London Tower. Na minha cabeça de quem viu muito desenho animado, a Torre de Londres era uma torre com uma prisão super-conhecida, e o local onde se guardavam as jóias da coroa inglesa, que todo mundo já tentou roubar (principalmente o Pinky e o Cérebro). Qual não foi a minha surpresa ao saber que ela é na verdade uma puta fortaleza imensa com 1000 aninhos de idade, inclusive contando com uma pequena vila lá dentro, onde moram as +-45 famílias dos caras que mantêm o lugar. Incrível!!!! E, das jóias, acho que vocês fazem uma idéia. Saindo da London Tower, fui conhecer a Tower Bridge, uma ponte linda que atravessa o Tâmisa bem no ponto onde a fortaleza está.
Depois disso, peguei um metrô e atravessei a cidade pra conhecer um nicho de atrações turísticas: London Eye, o Big Ben o Parlamento e a Westminster Abbey. A saída do metrô dá direto pras casas do parlamento, um prédio imenso (e lindo), não lembro de ter visto uma construção tão impressionante antes. Esse nicho de atrações foi certamente a coisa que mais me impressionou em termos de atrações turísticas até agora. Foi aí que me veio a percepção de que a Inglaterra, apesar de hoje estar como está, foi a nação mais poderosa do mundo por 400 anos!!!! O Parlamento é realmente um negócio de louco, fantástico... aí você atravessa a rua e tem a Westminster Abbey... fora toda a beleza que todo mundo já pode esperar de uma igreja daquela, o mais impressionante pra mim foram os túmulos... não pela beleza (fora os da realeza, e alguns outros poucos, costumam ser bem simples)... mas pelo conjunto impressionante de personalidades... enorme parte dos grandes gênios ingleses estão homenageados ali... não vou nem tentar listar, são mais de 150 homenagens... sendo que boa parte deles estão efetivamente enterrados ali... acho que eu curti bastante essa coisa de homenagear essas personalidades, e as pessoas vão lá olhar os túmulos dos caras, colocam flores... o guia contou que no dia do enterro do Charles Dickens, ninguém apareceu porque eles fizerem em segredo... mas aí a notícia se espalhou de que ele estava enterrado lá, aí passaram-se semanas com milhares de pessoas entrando e saindo pra ver o túmulo dele, deixar flores, essas coisas... por um escritor!!!! Onde é que o Machado está enterrado mesmo? E o Drummond?? Será que é ignorância minha não saber ou meu argumento faz sentido???

No comments: