Tuesday, December 19, 2006

Terceiro Dia (como lembrado no quarto dia)










Ontem, como nenhum de vocês deve ter percebido, não escrevi nada. Pois é, quebrei minha intenção de escrever todo dia já no terceiro... tsc tsc tsc. Mas foi por uma boa causa, eu tava destruído, cansado pra caralho. Vamos ver se eu me lembro de tudo certinho. Nós começamos o dia andando até a St. Paul's Cathedral(alguns links vou colocar em inglês porque não tem muito material em português), uma das igrejas mais massas aqui de Londres. Taty e Jordão tinham promessas (cada um por uma coisa) a pagar. O interessante é que as promessas eram "andar até a St. Paul's Cathedral", só que aí eles descobriram que a catedral é super perto. É supérfulo eu dizer que catedral é linda, imensa, bla, bla, bla. A informação relevante é que, como tudo aqui em Londres, tem que pagar pra entrar, e muito!!! £9.00!!!! Porra, aí é foda. Depois vou falar mais um pouco sobre o quanto é fácil gastar dinheiro por aqui, mas vocês já devem fazer uma idéia. Enfim, não entrei. Mas tou pensando seriamente em voltar lá se sobrar tempo (e dinheiro). Dizem que o interior é lindo, é a segunda cúpula mais alta do mundo, enfim, parece que tem várias coisas interessantes lá dentro. Depois disso meus estudiosos anfitriões voltaram pra casa e eu atravessei a ponte Millenium Bridge sobre o Tâmisa (River Thames) para conhecer o Tate Modern. Este museu é o melhor museu de arte moderna de Londres, talvez a contraparte do Metropolitan de NY na Europa. Eu particularmente não sou fã de arte moderna. A impressão que dá é que já gastaram todas as maneiras de fazer arte tanto que os artista conteporâneos ou são retrô (e fazem algo que já foi feito) ou tentam "pensar fora da caixa" e fazem aquelas coisas malucas que só são arte porque alguém disse que são, e porque "exploram novas fronteiras". Pronto, essa é minha opinião preconceituosa sobre o assunto. Ou melhor, essa era minha opinião preconceituosa sobre o assunto. Agora, não há mais preconceito algum, acho que depois das horas que eu passei lá ontem eu posso dizer que já vi o suficiente para ter um conceito. Com isso em mente, e animado pelo fato da entrada ser por "doação" (ou seja, de graça), eu entrei. E agora eu posso dizer: eu não sou nem um pouco fã de arte moderna.
Depois de sair do Tate fui ao Shakespeare Globe's Theatre, uma reconstituição fiel de como eram os teatros na Londres em que Shakespeare viveu. Infelizmente, eles fechavam mais cedo ontem, então eu não consegui fazer o tour. Pena, vou tentar voltar lá depois porque pareceu muito legal (mas, mais uma vez tem que pagar uns £9,00). Depois disso andei mais um tanto mas já tava quase escurecendo.... esse negócio de 4:00 ser de noite é complicado, acaba com o dia.... ah, sim, já ia quase esquecendo... me bati meio sem querer com uma igreja muito linda também, logo quando saí do Shakespeare Globe's... pois é, tem tantas e em todo lugar por aqui...



Na verdade, pela minha programação, eu deveria ter ido até a Tower Bridge, mas não deu tempo... me esqueci da história de escurecer cedo, então só deu pra ir até a London Bridge e volta pro meu lado do Tâmisa por ela. Mas pelo menos deu uma vista noturna massa da ponte que deveria ter cruzado.

Voltei então pra casa. Depois de uma parada estratégica, saí dando uma volta por aqui pra tentar achar algum musical que desse pra assistir barato. Dei sorte, e consegui comprar um ingresso barato (£10,00), prum lugar bom (de £25,00) para The Producers, um musical que ganhou todos os prêmios de melhor musical do ano. Foi muito louco. Recomendo a quem tiver a chance. Tem que estar com o inglês afiado, porque é comédia, então só faz sentido se conseguir entender as piadas. E é muito engraçado!!!!! Terminei o dia indo pruma balada tipicamente londrina pra ver como era o esquema (basicamente a única que estava aberta quando saí do musical). Não é muito diferente do que esperava não, e foi até incrivelmente barato. Uma dose de Ballantines por £2,00 (opcionalmente com coca). E entrada gratuita pra estudantes. Não sei se era só porque era uma segunda-feira, mas foi bem barato... bem, depois disso fui dormir, afinal tinha que acordar umas 8:00 pra ter alguma esperança de ver tudo que eu queria ver. Os dias estão acabando, e a quantidade de coisa que tem nessa cidade é impressionante!!!!!!!





No comments: