Tuesday, April 17, 2007

Ventos da Liberdade [Filme]


E Cannes se redimiu. Eu tinha perdido completamente a fé no mais chique dos prêmios internacionais de cinema, depois do fisco Elefante, certamente um dos piores e mais pretensiosos filmes que eu já vi. Tanto assim, que eu nem me animei muito de ver os vencedores seguintes da Palma de Ouro. Mas este domingo calhou de eu ter a oportunidade de assistir o último vencedor, Ventos da Liberdade. Ainda bem que eu aproveitei. Este é provavelmente o segundo filme mais deprimente que eu já vi, perdendo pro grande campeão Requiem para um Sonho. Mas apesar de não ser o programa ideal pra sexta à noite, é um filme maravilhoso, forte e merecedor do prêmio. Ele conta uma história dos primórdios do IRA, quando a ocupação da Irlanda pela Inglaterra atingia níveis de violência e atrito com o povo insustentáveis. Passando-se totalmente numa cidade pequena, são mostrados os fortes impactos do fortalecimento e posterior cisão do IRA nos habitantes locais, e em especial nos irmãos Teddy(Patric Delaney) e Damien O'Donnovan (Cillian Murphy).
Um grande diretor, um grande roteiro e grandes performances. Assistam.

No comments: